Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

A bola e nossa



Total de visitas: 7152
A hegemonia do São Paulo

Qual é a receita para o sucesso são-paulino? Muito se perguntou a esse respeito na semana que antecedeu à partida que consagrou o clube do Morumbi o hexacampeão Brasileiro. A resposta, talvez, esteja ligada à disputa do Nacional nos pontos corridos, onde o Tricolor passou a garantir a sua supremacia.

Desde quando o novo sistema de disputa foi implantado, no Brasileiro de 2003, o São Paulo é disparado o clube com o melhor campanha. Somou 448 pontos, mais de 40 a frente do Santos, que aparece em segundo lugar. O número corresponde a 60% de aproveitamento, e aumenta para impressionantes 83,3% quando os jogos são realizados no Morumbi. Diga-se de passagem, o Tricolor também tem o melhor aproveitamento como mandante entre todos os participantes nos pontos corridos.
Para se ter uma idéia da regularidade são-paulina, das seis edições do nacional nos pontos corridos o São Paulo só não terminou entre os três primeiros colocados em uma. Em 2005, o clube ficou com a 11ª colocação, já que no mesmo ano foi campeão da Libertadores e depois priorizou a preparação para o Mundial de Clubes.

O rendimento do maior campeão nacional também subiu após uma contratação em especial: Muricy Ramalho. Depois de uma excelente campanha com o Internacional, em 2005, ele chegou ao Morumbi e despontou como o treinador com maior número de pontos na era dos pontos corridos. O comandante Tricolor soma 435 pontos. No duelo pessoal com Vanderlei Luxemburgo, segundo colocado, a vantagem é de 61 pontos.

E para quem acha que a última rodada, contra o Goiás, serviu "apenas" para confirmar o hexa, se engana. O triunfo no Bezerrão fez com que o São Paulo se igualasse ao Atlético-PR com a maior série invicta da história dos pontos corridos, ficando 18 jogos sem perder. Em 2004, o Furacão teve 12 vitórias e 6 empates, mesma campanha do São Paulo.

Além disso, o Tricolor é quem tem mais vitórias, o que menos perdeu e o que menos tomou gols dentre os clubes que participaram de todas as edições de pontos corridos na Série A. Só falta assumir a liderança de melhor ataque, onde o clube está na cola de Cruzeiro e Santos. O São Paulo quer tudo...